sábado, 12 de dezembro de 2015

O impacto da cultura na sociedade



A Cultura
-O impacto da cultura na sociedade

A cultura designa o modo de vida que resulta das interações sociais, no qual se incluem as atitudes, os valores, as normas, as crenças, os conhecimentos, os hábitos, os objectos, etc. É adquirida após o nascimento e transmite-se de geração em geração através da linguagem. A cultura desempenha um papel decisivo no duplo caráter da espécie humana: a sua unidade e a sua diversidade. Assim, podemos encontrar um conjunto de elementos que no essencial estão presentes em todas as culturas como por exemplo: um moral comum, objectos únicos dessa sociedade, uma língua ou grupo comum de línguas, entre outros.
Embora em sentido abstrato, a cultura seja universal, na verdade, em cultura não há universais, mas antes uma enorme diversidade ou variação que nos obriga a falar de modelos específicos ou padrões culturais (padrões culturais designam a maneira própria e tipificada de pensar, sentir e agir específica de uma determinada cultura), que incluem as regras sobre o que é aceitável e expectável no seio de uma determinada cultura.

A cultura é como uma "marca de água" numa sociedade e, em qualquer país acabam por adulterar-se os padrões culturais devido às emigrações e imigrações, isto porque com a circulação e partilha de ideias, valores e costumes, os imigrantes vão deixando um bocado da sua cultura por cada lugar onde passam. Contudo, alguns povos vêem a sua cultura como superior e não aceitam nem respeitam a cultura daqueles que os rodeiam, acabando por gerar conflitos sociais e políticos. Isto, a meu ver, é consequência das ideias pré-concebidas e os estereótipos que são criados ao longo das gerações, que faz com que julguemos antecipadamente certos povos devido às ideias que nos foram transmitidas acerca deles.
Um exemplo de uma ideia pré-concebida é o facto de, referindo-me a um assunto muito atual, considerarmos ou referirmo-nos aos muçulmanos como se todos os estes fossem terroristas, isto porque este povo tem um passado muito ligado ao terrorismo e a ataques bombistas.
Outro impacto da cultura na nossa sociedade consequência dos impactos acima referidos é a guerra. A guerra é definida como:é um confronto sujeito a interesses da disputa entre dois ou mais grupos distintos de indivíduos mais ou menos organizados, utilizando-se de armas para tentar derrotar o adversário. O principal motivo das guerras são os choques de culturas, ideias, valores e costumes; a não aceitação e a recusa de respeitar os princípios dos outros países.
Para concluir podemos afirmar que a cultura tem um papel fundamental na nossa vida, enquanto seres sociais ativos. Devemos ser capazes de aceitar as diferenças culturais e respeitar os padrões das culturas que nos rodeiam.

O que é a Psicologia?

A psicologia é a ciência que estuda o comportamento, os processos mentais e a relação entre eles em todo o domínio em que entram os comportamentos observáveis (correr, andar, falar, etc) assim como os não-observáveis (pensar, emocionar-se, etc). 
Tem como objetivo imediato a compreensão de grupos e indivíduos tanto pelo estabelecimento de princípios universais como pelo estudo de casos específicos, e tem, segundo alguns, como objetivo final o benefício geral da sociedade. 
As disciplinas da Psicologia estão ligadas ao estudo da personalidade, da aprendizagem, da memória, da inteligência, do sistema nervoso e das relações interpessoais, do desenvolvimento humano, dos processos psicoterapêuticos, do sono e do sonho, do prazer e da dor, da vida e da morte.



Escolhi como disciplina de 12º por curiosidade, a psicologia sempre me interessou mas não sabia exactamente o que esperar das aulas. Pelos poucos meses de aulas que já tive não fiquei desiludida, apesar de no início assemelhar-se a matéria de Biologia. 
Acho que todos devemos ter contacto com esta disciplina pelo menos uma vez na vida visto que é de extrema importância e é fundamental para compreendermos melhor alguns aspectos da nossa vida e dos que nos rodeiam como a cultura, a hereditariedade, o cérebro, os processos cognitivos, entre muitos outros.
Posso concluir que esta disciplina facilita a aprendizagem da nossa própria pessoa e das nossas relações com a sociedade.

Bem-Vindos!!

Como aluna de 12º ano na Escola Secundária Jaime Moniz, na disciplina de Psicologia B foi nos proposto elaborar o portefólio relacionado com a mesma. Decidi criar um blog visto que é uma forma diferente e mais prática para expor os meus trabalhos e os temas que me interessam.